Sobre o SISUC
O Sistema de Indicadores Socioambientais para Unidades de Conservação - SISUC - é uma ferramenta pública e livre para utilização por organizações dos diferentes setores da sociedade, cujos principais objetivos são: apoiar o trabalho de conselhos gestores, fortalecer a gestão participativa, e ampliar o controle social nas Unidades de Conservação da Amazônia brasileira. O método SISUC é baseado em indicadores socioambientais que remetem à coleta sistemática de dados, os quais ganham desdobramento em um plano estratégico de ações que passam a ser monitoradas pelo próprio conselho gestor de cada UC. Confira o passo a passo do SISUC:
A listagem completa de indicadores segue em anexo logo abaixo este texto!
O SISUC foi lançado em dezembro de 2011, como produto de um projeto desenvolvido pelo Instituto Socioambiental (ISA) com apoio da Fundação Betty & Gordon MOORE, mas que durante sua construção, contou com o esforço conjunto de cerca de 600 pessoas e mais de 80 organizações (governamentais, da sociedade civil, acadêmicas e do movimento social) dos nove estados da Amazônia Legal e do Distrito Federal. Foi ao longo deste processo que teve início a relação entre o SISUC e colaboradores que atualmente fazem parte do Grupo NSC. À época essas pessoas participaram como colaboradores nos debates participativos, na coordenação técnica e de esforços de articulação para construção da ferramenta, e nas aplicações-piloto da mesma em seis UCs do Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro, no Amazonas, sendo elas: Parest Rio Negro - Setor Norte, RDS Puranga Conquista e RDS Rio Negro (estaduais) e Parna do Jaú, Parna Anavilhanas e Resex Unini (federais).
Por meio de uma parceria entre o Grupo NSC e o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), foi realizada a aplicação do SISUC em sua primeira fase (avaliação e planejamento socioambiental) junto ao conselho deliberativo da RDS Rio Amapá.
Por meio de parceria entre o Grupo NSC com a Conservação Internacional (CI-Brasil) e a Diretoria de Áreas Protegidas (DIAP) da SEMA-PA), também foi realizada a aplicação do SISUC (completa) nas três FLOTAs da Calha Norte do rio Amazonas: Paru, Faro e Trombetas. Atualmente, um novo projeto está em fase de negociação para continuidade da etapa de monitoramento do plano de ação socioambiental resultante desta iniciativa.
No menu a direita você encontra mais detalhes sobre todas as ações do SISUC nas UCs da Amazônia! :
Divulgação
Publicações
Materiais de apoio
Treinamentos