Perguntas e Respostas
Oficina (3)
Em cada reunião do conselho. A ideia é que o SISUC seja uma pauta fixa, com duração de duas horas, para o monitoramento do desempenho das ações. O grupo irá discutir a situação de cada ação (avançou, está parada ou retrocedeu) e apresentar a justificativa para aquele status. O painel e fichas de monitoramento que sugerimos ajudam bastante neste momento. (Você encontra-os neste BLOG em: Sobre o SISUC -> materiais de apoio).
Não. É importante que em todas as reuniões o facilitador faça um resgate do histórico do SISUC na UC: Mostre os indicadores priorizados, as ações criadas para cada indicador e explique a dinâmica de monitoramento. Como as informações são simples, criadas pelos próprios conselheiros e ligadas a temas que os conselheiros estão acostumados a lidar, qualquer um pode acompanha-las, mesmo que esteja em contato com os indicadores e ações pela primeira vez. Uma boa facilitação e organização da oficina ajudam para que os novos integrantes se sintam parte do processo! (Os materiais de apoio e painéis de resultados ajudam no nivelamento de apropriação da ferramenta).
No BLOG do SISUC, além dos espaços para opinar e trocar experiências sobre o uso da ferramenta em diversas Unidades de Conservação da Amazônia, as pessoas cadastradas também podem fazer downloads de arquivos relacionados ao SISUC.
No link acima “sobre o SISUC” você encontra:
1. Divulgação: notícias do SISUC;
2. Publicações que tratam do SISUC;
3. Relatórios de aplicação da metodologia em diferentes UCs, de treinamentos para o uso do SISUC, e também sobre reuniões de monitoramento do desempenho das ações;
4. Materiais de apoio para aqueles que estão desenvolvendo a metodologia junto às Unidades de Conservação que atuam. São materiais que auxiliam as atividades do SISUC durante e entre as reuniões dos conselhos gestores; e
5. Resultados disseminados em painéis e gráficos.
Faça seu login e baixe os arquivos!
Em breve faremos uploads de mais arquivos, que irão contribuir para que você entenda ainda mais sobre esta ferramenta que vem dando voz ao povo da floresta! Caso você sinta falta de algum material, ou tenha alguma dúvida do material divulgado, entre em contato!
“A ferramenta do SISUC motiva o conselheiro” (Daniel, conselheiro da representação comunitária do Parque Estadual Rio Negro Setor Sul, em novembro de 2013).
aplicativo (3)
O tempo que a pessoa está no conselho é respondido por semestres (1, 2, 3, 4...). Se for a primeira reunião escolha 0 (zero).
Sim. Mesmo que o agroextrativismo seja ilegal, o considere, pois certamente é um fator importante de avaliação e monitoramento estratégico, que irá apoiar o trabalho dos conselhos gestores de unidades de conservação (UCs). Ao colocar que ele existe questões/indicadores referentes ao agroextrativismo serão geradas. Sua ilegalidade será tratada na discussão destes indicadores.
A página de capa dos questionários tem espaços previamente delineados e sinalizados onde as figuras das logomarcas serão inseridas. Elas devem ser selecionadas uma a uma e coladas nas áreas determinadas: órgão gestor, apoio, etc.
conceitos (1)
Sim. O SISUC foi testado em caráter piloto em unidades de conservação da Amazônia, porém, a base conceitual, os procedimentos práticos adotados durante as oficinas participativas, e o protocolo de indicadores não estão circunscritos as características deste bioma, contexto de suas regiões, ou dinâmica socioambiental de unidades de conservação da Amazônia. Talvez essa seja inclusive uma das principais vantagens comparativas do SISUC: as especificidades da Unidade de Conservação em questão resulta em desdobramentos na interpretação da situação dos indicadores e na adequação do plano de ação socioambiental que venha a atender a realidade local, não como um fator limitante a aplicação de um determinado indicador em virtude da idade, categoria de manejo, ou momento da gestão, por exemplo.