SISUC é avaliado positivamente pelos participantes do treinamento para uso da metodologia realizado em Rio Branco, Acre
Camila Pianca sex, 28/11/2014 - 17:34
O treinamento para o uso do SISUC tem como objetivo principal orientar os participantes sobre a aplicação do SISUC, a partir de um roteiro com todas as atividades que compõem a metodologia do SISUC. O treinamento do SISUC no Acre foi promovido da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Acre (SEMA-AC) por meio de uma parceria com a GOPA/GIZ e Grupo NSC, com finalidade de desenvolvimento técnico individual e institucional sobre mecanismos participativos e sistemáticos de diagnóstico, planejamento, monitoramento e avaliação estratégica de UCs.
No período de 28 a 31 de outubro, 16 profissionais que atuam em UCs do Acre puderam conhecer e se familiarizar com a metodologia do SISUC, discutir suas bases teóricas, os conceitos dos indicadores, simular suas etapas e passos e receber dicas de técnicas de facilitação e de condução de debates participativos. Ao final do treinamento foi elaborado um planejamento para aplicação do SISUC em 10 UCs de atuação dos participantes, com uma oportunidade de reflexão sobre as condições atuais para a aplicação da metodologia junto aos conselhos, contribuições para gestão das UCs, bem como antecipar eventuais desafios e dúvidas para uma aplicação do SISUC diante dos contextos locais.
Este foi o quarto treinamento do SISUC com a coordenação técnica e execução pelo Grupo NSC, que ao todo já treinou cerca de 100 pessoas entre gestores públicos e técnicos de ONGs desde a publicação desta metodologia em 2011. Para os próximos treinamentos esperamos trazer os conselheiros de UCs, como sugerido por uma participante deste treinamento.
De modo geral, os participantes entenderam o objetivo do SISUC, suas etapas de execução e sua contribuição para a gestão participativa, como mostra os relatos que seguem.
“Estou feliz por participar do treinamento e perceber que é fácil utilizar as ferramentas como o Excel do SISUC e ver os resultados dos indicadores, acho que vai surtir efeito nos conselhos. O SISUC é capaz de tirar os conselhos da mesmice de hoje”.
“Como analista ambiental eu estou interessada em trabalhar com conselhos, vendo o SISUC vejo que casa muito com o meu interesse em me aprofundar na gestão participativa”.
“O entendimento da ferramenta promove uma mudança de comportamento. Temos que ter cuidado na flexibilização da ferramenta, pois esta flexibilização pode não garantir os resultados esperados que o método se propõe”.
“Faz tempo que procurava algo para os conselheiros se empoderarem. Esta ferramenta era o que eu estava procurando e estou animada para a aplicação na UC que eu atuo”.
Todos os participantes do curso sinalizaram que o SISUC contribui para gestão da UC de alguma maneira, com destaque para a gestão compartilhada e divisão de responsabilidades, capacitação e fortalecimento do conselho, planejamentos e pautas de caráter mais estratégico, além do acompanhamento da gestão das UCs pelos órgãos gestores.
A equipe do Grupo NSC e a metodologia do treinamento também foram bem avaliadas pelos participantes. A maioria dos itens avaliados foi classificada como ótimo ou bom (Figura 1). O manual do SISUC disponibilizado no curso foi bem avaliado e confirma sua importância não só como principal material para treinamentos, mas também como apoio em aplicações reais do SISUC, segundo os próprios participantes (Figura 2).
De maneira geral, tanto para os participantes quanto para a equipe do Grupo NSC envolvida no treinamento, o objetivo principal de orientar os participantes sobre a aplicação do SISUC foi alcançado. A maioria dos participantes (79%) considera perfeitamente possível aplicar o SISUC em suas UCs de atuação (Figura 3).
Alguns participantes apontaram que o treinamento aconteceu em uma hora “feliz”, após as eleições e antes dos planejamentos institucionais para o próximo ano. Ainda este ano, existe a perspectiva de apresentar o SISUC aos conselhos gestores de três UCs, outras seis UCs com previsão de apresentação durante o primeiro semestre de 2015 e duas para o segundo semestre, como uma primeira etapa de aproximação dos conselheiros com o SISUC .
Agradecemos a oportunidade e desejamos sucesso a todos na aplicação do SISUC!
Grupo NSC – Natureza, Sociedade e Conservação