Redelimitação e recategorização do Parest Rio Negro Setor Sul deve renovar fôlego do conselho
Daniel Munari NSC ter, 15/04/2014 - 14:24
O conselho gestor do Parest Rio Negro setor Sul esteve em reunião ordinária entre os dias 2 e 4 de abril na comunidade Baixote. A principal novidade da reunião foi a recente publicação no Diário Oficial da redelimitação e recategorização da unidade, agora dividida em RDS Puranga Conquista e Parest Rio Negro Setor Sul. Inevitavelmente este acabou sendo o tema central da reunião, pois o momento é de renovação do conselho gestor do Parest e de indicação das cadeiras para o conselho deliberativo da RDS recém criada.
A recategorização da área ocupada pelos moradores promete trazer novo fôlego para o conselho do Parque que vinha sofrendo um crescente esvaziamento. A presença dos conselheiros nas últimas cinco reuniões em que houve atividades do SISUC vêm gradativamente caindo, como pode ser observado na figura abaixo. Segundo as lideranças comunitárias presentes na última reunião, parte desta desmobilização pode ser atribuída à morosidade no processo de recategorização da UC que deixou os demais conselheiros frustrados. Em virtude disso, ficou decidido que anteriormente à próxima reunião deste conselho será realizada uma missão conjunta entre o CEUC e as lideranças comunitárias para mobilização daqueles que haviam abandonado a participação das reuniões e para o esclarecimento das comunidades à respeito da recategorização da área.
Como resultado da ação de mobilização espera-se que a próxima reunião tenha participação massiva das lideranças comunitárias. Este é o primeiro passo para que o conselho da nova RDS nasça fortalecido e que seja representativo das pessoas e entidades interessadas na gestão da UC.