Parque Nacional do Jaú faz novo diagnóstico participativo: a maior parte dos conselheiros presentes eram comunitários
João Pantoja sex, 28/03/2014 - 12:21
A fase 1 da reaplicação do SISUC junto ao conselho gestor do Parque Nacional do Jaú foi realizada nos dias 11 e 12 de dezembro de 2013, em Novo Airão, AM.
10 conselheiro avaliaram um total de 24 indicadores. Destes apenas 1 era do setor governamental, representado pelo ICMBio, responsável pela gestão da UC. Os outros 9 eram todos de representação comunitária. Além disso, a maioria dos indicadores foram avaliados em situação satisfatória.
Foram priorizados 4 indicadores. Para cada indicador priorizado foram levantadas as causas do porque se encontram nesta situação.
INDICADORES PRIORIZADOS EM DEZEMBRO DE 2013:
Tema Sociocultural
Indicador 10: Direito comunitários aos modos de vida tradicionais
Indicador 13: Mobilização das organizações sociais de base dentro da UC
Tema Meio Ambiente
Indicador 14: Monitoramento do uso de recursos naturais por comunitários
Tema Gestão
Indicador 26: Tratamento de conflitos locais pela gestão da UC
Na fase 2 da reaplicação, prevista para junho de 2014, metas serão estabelecidas e ações serão propostas para a melhoria da situação dos indicadores priorizados.
Comentários
Impressões
Enviado por João Pantoja em sex, 28/03/2014 - 12:51As atividades desenvolvidas junto ao conselho gestor do PARNA Jaú durante o segundo diagnóstico participativo, no meu ponto de vista, foram bastante produtivas, permitindo avaliar a situação atual e pensar em formas de melhoria da realidade da UC.
Atenciosamente,
João Álvaro Pantoja
Grupo Natureza, Sociedade e Conservação
Estagiário