Sema-PA, CI Brasil e Grupo NSC discutem resultados e expansão do SISUC em UCs estaduais do Pará

Caê seg, 04/11/2013 - 11:16
Na semana passada a equipe do Grupo NSC, representada por Caê e Henrique, esteve em Belém para apresentação dos resultados finais das oficinas de aplicação do SISUC nas Flotas do Trombetas, de Faro e do Paru, região da Calha Norte - PA. Além de representantes da Sema-PA, CI-Brasil e do NSC, estiveram presentes representantes do IFT (Instituto Floresta Tropical) e conselheiros das UCs.
Os debates sobre os resultados do treinamento para utilização do SISUC, realizado em maio/2013, teve como destaque a avaliação da execução do treinamento, considerado ótimo pelo grupo de 27 técnicos e gestores de 7 instituições (governamentais e não-governamentais). Outro ponto importante foi o fato de 91% dos participantes do treinamento se considerarem aptos à aplicação do SISUC, e de 64% das UCs representadas pelos mesmos terem sido consideradas em condições ótimas para aplicação do SISUC.
Os resultados da aplicação do SISUC nas Flotas da Calha Norte revelou a Flota do Trombetas como aquela em melhor situação com relação aos seus processos socioambientais, com apenas 5 indicadores em situação satisfatória e apenas 1 em situação alarmante. Em seguida, ficou a Flota de Faro e por ultimo a Flota do Paru.
img src="/sites/blogdosisuc.socioambiental.org/files/styles/large/public/posts/images/grafico%20para%20blog2.jpg?itok=Pt-2IY5m" width="480" height="307" alt="" title="Situação dos indicadores socioambientas da Flota do Trombetas. Onde: verde=sucesso; azul=satisfatório; amarelo=insatisfatório; e vermelho=alarmante" class="image-large" />
Para as três Flotas, o tema Gestão foi o de melhor resultado, enquanto o tema Meio Ambiente foi o de pior resultado para o conjunto de 29 indicadores socioambientais avaliados, como mostra o gráfico do Balance Score Card abaixo.
<
Os resultados do diagnóstico se desdobraram em cerca de 20 ações de gestão socioambiental para cada Flota, as quais passarão a ser monitoradas em seu desempenho em cada reunião dos conselhos gestores pelos próximos dois anos. Ao final deste período os indicadores deverão ser reaplicados para uma atualização do diagnóstico e revisão do planejamento socioambiental das Flotas.
A coordenadora de conselhos gestores da DIAP/SEMA-PA, Márcia Sarges, e o chefe das Flotas da Calha Norte, Joanísio Mesquita, se mostraram satisfeitos com os resultados e produtos gerados, e otimistas quanto as perspectivas de contribuição do SISUC para o fortalecimento da gestão participativa dessas UCs. “Em todos esses anos trabalhando na gestão destas unidades, encontrar esta ferramenta foi uma das coisas mais importantes que vieram para auxiliar no apoio à este trabalho. O SISUC pode ser utilizado como controle para as demandas dos gestores, como um tipo de fiscalização das ações do estado ou capacitando e auxiliando os gestores nessas ações dentro das UCs”.
Foram distribuídos a chefia das Flotas 4 painéis para o monitoramento do plano de ação estabelecido pelos conselhos gestores de cada UC, e outros 4 painéis que trazem uma síntese dos resultados do SISUC de cada uma delas. Esses últimos serão distribuídos pela SEMA a representantes de organizações e segmentos sociais que fazem parte dos conselhos gestores das Flotas da Calha Norte.
Agora, SEMA-PA, CI Brasil e o Grupo NSC seguem em debates sobre as possibilidades de publicação dos resultados obtidos e sobre a expansão da aplicação do SISUC para outras UCs estaduais do Pará.