PARQUE ESTADUAL RIO NEGRO SETOR SUL (AM) TEM REAPLICAÇÃO DO SISUC CONFIRMADA PARA O INÍCIO DE NOVEMBRO
Ana Bocchini sex, 25/10/2013 - 17:41
O Parque Estadual Rio Negro Setor Sul será a primeira UC estadual do Amazonas a passar pela reaplicação do SISUC, nos trazendo uma bagagem de experiência para as próximas reaplicações! A reaplicação acontecerá em duas etapas, sendo a primeira delas na próxima reunião ordinária entre os dias 6 e 8 de novembro. A reunião ocorrerá em uma comunidade dentro da área da UC. Desta forma, conselheiros das instituições de Manaus irão juntos em um barco exclusivo para a reunião. Os conselheiros comunitários aguardarão na comunidade. Esta estratégia adotada pela gestora da UC e apoiada pelos conselheiros, de fazer a reunião dentro da área da UC e não na sede municipal e de irem todos juntos no barco, dividindo inclusive momentos de descanso e alimentação, certamente envolve ainda mais os conselheiros com a realidade da UC.
Após três anos da primeira aplicação da oficina SISUC, deve ser realizada uma nova oficina, na qual os indicadores serão reavaliados e as metas e ações para melhoria dos indicadores serão restabelecidas.
Mas por que devemos reaplicar? Em uma segunda experiência certamente usaremos uma lógica mais organizada e, devemos sempre ter em mente que três anos é pouco tempo para a complexidade que é a vida de Unidade de Conservação. “Em longo prazo (seis anos), diante da continuidade das atividades do SISUC, de uma gestão pública local comprometida, e de entidades e atores locais realmente envolvidos, espera-se que os debates e decisões estejam mais legitimados e a gestão participativa tenha se fortalecido. Dessa forma, gradativamente, o Conselho Gestor passará de uma atuação remediadora para uma atuação cada vez mais estratégica, debatendo ações de manejo socioambiental que, baseadas em avaliações contextualizadas e monitoramentos contínuos, permitirão entender se, e porque, a UC está ou não cumprindo seus objetivos de criação” (MARINELLI, ISA, 2011).
A primeira atividade na oficina de reaplicação deve ser uma apresentação do histórico e dos resultados trazidos pelo SISUC até o momento. Feito este balanço da primeira aplicação e atividades de monitoramento do desempenho das ações, sugerimos que também seja feito uma análise de conselheiros, avaliando a participação em cada atividade, levando a uma reflexão sobre fragilidades e fortalezas do conselho. Depois, seguimos para o passo a passo da aplicação do SISUC!
Neste momento será importante fazermos análises mais detalhadas e profundas, comparando, por exemplo, se os indicadores priorizados permanecem os mesmos ou se mudaram. Caso tenham mudado existe um indicativo de que as ações feitas no período anterior contribuíram para a melhora dos indicadores alarmantes. Outra questão a prestar atenção é se os monitores envolvidos se sentem mais preparados do que na aplicação anterior e anotar dúvidas recorrentes, para o constante ajuste da metodologia.
Assim que retornarmos da reunião colocaremos fotos e informações!