Conselho Gestor do PAREST Rio Negro Setor Norte (AM) monitora desempenho de ações em reunião marcada por debates sobre o processo de recategorização da UC
Ana Bocchini qua, 18/09/2013 - 14:59
Na primeira aplicação do SISUC em 2010 foram priorizados seis indicadores nas temáticas ambiental, sociocultural e gestão da UC. Ações para que estes indicadores melhorem foram criadas pelos conselheiros e, durante as reuniões do conselho há uma pauta fixa do SISUC para monitorar o desempenho das ações.
Ontem, 17 de setembro de 2013, em Novo Airão, ocorreu a segunda rodada de monitoramento do desempenho de ações. Em um primeiro momento a avaliação do status das ações foi feito por grupos de conselheiros monitores. Ouvintes também participaram dos grupos para contribuir com o debate. Tendo como base os resultados da reunião anterior (apresentados em painéis e fichas individuais) os grupos debateram por cerca de 30 minutos. Após a discussão em grupo, os monitores apresentaram à plenária a situação da ação e sua justificativa. O conselho, neste momento, tinha a oportunidade de contestar o que fora apresentado pelo grupo, para que o conselho formasse uma opinião única.
Algumas ações não avançaram principalmente pelo fato da UC ser de categoria de proteção integral e, portanto, tem regras que limitam a melhora de indicadores ligados à vida das comunidades. Porém, o debate para a recategroização e redelimitação da UC tem acontecido através de um Grupo de Trabalho, que já está em discussão junto à SDS – Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – SDS.
Em linhas gerais avaliamos que houve um avanço na qualidade da ação de monitoramento do desempenho de ações do SISUC com destaque para o debate enriquecido entre conselheiros acerca de uma pauta fixa e estratégica.