PAREST Rio Negro Setor Sul
admin dom, 28/07/2013 - 09:34
Na aplicação do SISUC no PAREST Rio Negro Setor Sul, de um total de 26 indicadores foram priorizados seis, sendo quatro deles relacionados à temática meio ambiente (Indicadores 12 e 13 - extração de recursos naturais, conflitos e seus efeitos; indicador 15 - acordos ou projetos de recuperação da natureza e indicador 17 - acesso à água para uso doméstico em alguns lugares é preciso tratar, ou está longe), um na temática sociocultural (Indicador 27 - satisfação sobre sua vida e seus filhos) e um com o tema gestão (Indicador 4 - sintonia entre as ações de gestão e as prioridades no plano de manejo).
Para a melhoria da situação dos indicadores priorizados, foram propostas 24 ações. Em abril de 2013, na V Reunião Ordinária do Conselho houve o primeiro monitoramento do desempenho das ações e o conselho avaliou que treze delas apresentaram avanço, sete estavam paradas e quatro ações retrocederam. Nesta oficina os monitores apresentaram justificativas para todos os status das ações (parada, avanço ou retrocesso).
Na segunda rodada de monitoramento do desempenho das ações, que ocorreu eu julho de 2013, avaliamos que houve um avanço na qualidade da ação de monitoramento do desempenho de ações do SISUC com destaque para:
- Debate enriquecido entre conselheiros acerca de uma pauta fixa e estratégica.
- Casos de instituições se apropriando do planejamento de ações montado pelo conselho através do SISUC.
- Apropriação de conselheiros comunitários acerca do planejamento com exemplos de intenção de mobilização para execução/acompanhamento de ações.
- Integração entre gestão direta da UC com outras instituições parcerias da gestão.
Em linhas gerais, acreditamos que a continuidade do SISUC junto a esse conselho pode ganhar bons desdobramentos, haja vista os avanços visualizados nas mais diversas ações e que são cada vez mais identificados e apropriados pelos conselheiros. A reaplicação do SISUC foi validada pelo conselho, a ser realizada em duas etapas, sendo a primeira na próxima reunião ordinária em novembro de 2013 e a outra em reunião extraordinária ou ordinária já em 2014 a ser decidido.
Henrique Santiago e Ana Bocchini - Grupo NSC