Para o SISUC o ano novo começou bem antes do CARNAVAL!
Caê seg, 17/02/2014 - 16:10
Apesar do ano estar apenas começando, as atividades do SISUC já estão a todo vapor!
No ano de finalização do atual projeto do ISA em parceria com o Grupo NSC (apoiado pela Fundação Moore), nas UCs do Baixo Rio Negro, além das reaplicações e comparações dos indicadores (2010-2013) e da revisão dos planos de ação socioambiental (2013-2016), faremos uma expedição para aplicação dos indicadores do SISUC junto a comunidades de UCs da região. Neste mesmo projeto, mas em perspectiva amazônica, também será lançado o sistema de análise automática de dados pela web e a política multi-institucional para gestão compartilhada de resultados da aplicação da metodologia. O projeto será encerrado com um seminário para balanço dos resultados e avanços do SISUC (2009-2014) que também irá reunir conselheiros de UCs de outras regiões onde a metodologia vem sendo aplicada, ONGs, e representantes do poder público federal e de estados da Amazônia.
Para a região da Calha Norte do Pará está confirmada a manutenção das atividades do SISUC nas flotas estaduais e a expansão da aplicação da metodologia para outras UCs. Para isso, um novo projeto vem sendo proposto pela Diretoria de Áreas Protegidas da SEMA do Pará junto ao Grupo NSC que, neste caso, seguiria coordenando as atividades iniciadas em 2013. Também vem sendo negociado um novo projeto junto ao ISA, desta vez, junto ao Programa Xingu, com objetivo de aplicação do SISUC em três Resex da região da Terra do Meio, também no estado do Pará.
A agenda do SISUC para 2014 já está definida e este promete ser um ano que será marcado pela consolidação de resultados importantes e pelo início de um novo ciclo de inovações na metodologia.
O SISUC segue, "Dando Voz ao Povo da Floresta".
Equipe NSC